segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Dia 25 de Agosto - Córsega e Sardenha - ÍtacAventura 2014

No dia 25 de Agosto, acabámos por ficar perto do Lido de Marana, de forma a poder deixar tudo do Parque de Campismo. Na verdade, o Campismo à beira do mar e as suas óptimas condições, ter-nos-iam feito ficar no parque todo o dia, se não fosse o João Oliveira e a sua curiosidade para ir explorar os arredores. Tinha visto que nas montanhas ali perto havia algumas aldeias históricas e uns percursos em estradas pitorescas.

O parque ficava numa bonita e longa praia, que se estendia para norte até Bastia. Tinha boas condições de acesso à internet por wifi gratuito e havia bar. Era portanto bastante convidativo a um dia de paragem só para descansar. Mas lá pegámos nas motos, deixando ficar a Vera e a Diana no parque e arrancámos para a montanha a Oeste. O que era para ser uma pequena volta, tornou-se num longo passeio de 177 km pelas estradas estreitas e cheias de curvas da zona oriental da Córsega. As pequenas aldeias iam surgindo por entre as florestas e por vezes quase entre nuvens porque o dia estava nublado e sempre a ameaçar chover.

Ponte Leccia, A Porta, Croce, Piedicroce foram as principais aldeias encontradas neste trajecto não planificado. As casas em pedra e as aldeias limpas e cuidadas são uma característica da ilha. Todos os cantos parecem preservar a sua linha original e a maior parte das aldeias e cidades é florida. Além disso, do cuidado, nota-se um cuidado no ordenamento para não perturbar a base e a arquitectura dominante. Nesse dia, passámos nas ruínas de um Mosteiro que serviu de local de reunião entre Napoleão e Paoli, um líder do movimento de independência da Córsega que terá sido importante no breve espaço de tempo em que essa indepedência existiu e a Córsega se libertou da França, tendo uma Constituição própria. Talvez por ser um importante edifício e marco que projecta a luta pela liberdade na ilha, a França tenha deixado o mosteiro em ruína sem qualquer cuidado. Uma placa explica sucintamente a proclamação da constituição republicana da Córsega e a luta pela independência e o resto é apenas uma sombra do que outrora terá certamente sido um magnífico mosteiro.

Ao fim do dia, de volta ao parque após ter parado numa charcutaria para comprar alguns enchidos corsos, ainda fizemos algumas compras de lembranças na loja de recordações, nos enchidos e nos vinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário