segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dias 18 e 19 de Agosto - Ítacaventura 2014

O dia 18 de Agosto começou cedo, na praia, e foi terminar noutra praia, a 195km de distância, já na costa leste da Sardenha. Partimos rumo a Cágliari - caminho que eu começava a conhecer bem - onde abastecemos por ser o local mais barato que econtrámos. Todavia, muitas bombas não aceitam os cartões de débito portugueses e acabámos por ter de procurar mais do que gostaríamos. Nada de grave. O caminho prosseguiu em busca da SS125 (Strada Statale 125) que nos levaria pela costa um bom bocado da ilha primeiro em direcção ao azimute 90º e depois rumo ao 0º.

Pelo caminho, procurámos as ruínas do teatro romano de Nora, mesmo junto ao mar. Encontrámos mas o tempo disponível e o orçamento da viagem não nos permitiu realizar a visita guiada. O sítio arqueológico tem dois bares de apoio e está localizado à beira da praia, sendo uma opção cultural para terminar ou iniciar um dia de férias. De onde tomámos café, dava para avistar algumas das ruínas e perceber que os romanos tinham óptimo gosto, não só por terem teatro, mas pela localização que escolheram para alguns deles.

Depois de Nora, Pula, Cágliari, passámos por muitas aldeias e vilas e parámos para almoçar na zona de Muravera.

As temperaturas, apesar de algum calor, são leves e raramente passam os 27 graus. Ainda assim, as vistas que conseguimos ter das praias ao longo da SS125 são permanentes convites a mergulhos nas águas das baías rodeadas por rocha e arbustos, sempre selvagens. A SS125 está a ser substituída por uma nova SS125 que tem um perfil semelhante aos IP's portugueses, mas vale a pena procurar a antiga SS125 sempre que não esteja subterrada pela nova. A estrada é mais bonita e a paisagem fica muito mais próxima de nós. Além disso, a estrada antiga não está em más condições de pavimento e tem umas curvas que aumentam bastante o prazer de condução.

A viagem, de 195 km foi terminar sensivelmente a meio da ilha, entre o extremo sul e o norte, na costa leste, um pouco a Sul do Parque Nacional de Gennargentu e da Baía de Dorgali. Lotzorai, parque de campismo Iscrixedda.

O parque é muito agradável e a tenda fica em frente a uma praia de águas quentes, separada por uma cancela permanentemente aberta. Além disso, o parque tem óptimas instalações a todos os níveis e os preços são dos melhores que encontrámos até aqui. Talvez por isso, esta foi a primeira noite em que saímos do nosso regime alimentar e que deixámos de lado as latas de conserva e a massa feita no campingaz para ir experimentar as pizzas de itália. Todos sabemos que as melhores pizzas do mundo não são as italianas, mas asseguramos que as do parque Iscrixedda não são nada más. Antes do jantar ainda preparámos as nossas tendas e experimentámos a praia. Ao pôr-do-sol, já quase ninguém nadava, apesar de não haver sequer uma onda no mar Tirreno, por aquela hora.

Pela noite, descobrimos a mesa de ping-pong em que o João Marreiros dominou durante muitos jogos. Faz-se tarde, apesar de agitados pelo desporto, é hora de dormir.

No dia seguinte, o mar parecia outro, com uma forte e divertida ondulação. Mas era dia de passear as motos. Como o parque era muito agradável, decidimos não arrancar para outro e fazer o parque nacional, passando depois à costa para conhecer Cala Gonone e a Baía próxima. A estrada SS125 dentro do parque nacional é maravilhosa, bom piso, paisagens deslumbrantes e boas curvas e levou-nos a conhecer algumas vilas encastradas na montanha. Baunei e Urzulei são lindas vilas que nos permitem olhar o parque como quem está num miradouro, bem altas na montanha. Aproveitámos em as paisagens com algumas paragens curtas para depois seguir em direcção a Cala Gonone. Entretanto, o céu cobriu-se e acabámos por almoçar, provar o torrão sardo - que é muito parecido com o torrão de alicante - e arrancar de novo para baixo, rumo ao nosso parque de campismo junto ao mar. A hora de chegada ainda nos permitiu estar nas ondas e rebolar com elas pela areia durante um bom bocado, até decidirmos ir cozinhar. Desta vez, pedindo autorização aos donos do bar da praia do parque de campismo que, estando fechado àquela hora, nos permitiu jantar de esplanada, junto ao mar com o ceú estrelado sobre nós.

1 comentário: